EUA: Lançamento do projeto “Digitalização EPE” na Califórnia

Publicado em segunda-feira, 25 setembro 2023 09:34

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Coordenação do Ensino Português nos Estados Unidos da América (CEPE-EUA) iniciaram, a 23 de setembro de 2023, na POSSO (Portuguese Organization for Social Services and Opportunities), em São José, na Califórnia, a implementação do projeto “Digitalização EPE”, com a entrega, a professores e alunos das escolas do ensino paralelo (escolas comunitárias portuguesas), de equipamentos informáticos com acesso a conteúdos digitais de apoio ao ensino e aprendizagem do Português.

O projeto “Digitalização EPE”, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, pretende qualificar o EPE (Ensino Português no Estrangeiro), não só nos vários níveis em que o Camões, I.P. intervém (básico, secundário e superior), como também nas suas várias valências.

Este projeto representa uma forte aposta na transição digital do EPE, promovendo o desenvolvimento de um ecossistema educativo digital de conteúdos, ferramentas, serviços, plataformas digitais e equipamentos, que permitirá acelerar os processos pedagógicos, didáticos, capacitando docentes e discentes para novas formas de ensino colaborativo e digital, em modelos presenciais, online ou híbridos.
A implementação do projeto contempla a distribuição de equipamentos aos alunos dos cursos extracurriculares de língua portuguesa, cujos encarregados de educação manifestaram interesse em receber o equipamento, a título de empréstimo.

Esta primeira entrega às escolas, efetuada no dia 23 de setembro, nas instalações da POSSO, será acompanhada de outras entregas pela CEPE-EUA, em articulação com o Camões, I.P. e com a rede diplomática e consular, até 26 de setembro, noutras regiões da área consular de São Francisco, (Califórnia), nomeadamente em Tracy, Tulare e Turlock. Estiveram presentes na primeira entrega o Cônsul-Geral de Portugal em São Francisco, Pedro Pinto, em representação do Camões, I.P./Direção de Serviços da Língua, Rui Azevedo, e o Adjunto de Coordenação do Ensino Português nos EUA, Duarte Pinheiro.

Assim, a partir da distribuição de equipamentos digitais por alunos e professores permite-se: 

  • A conceção, desenvolvimento e disponibilização de plataformas de criação, partilha e acesso a conteúdos digitais dirigidos para alunos do Ensino Português no Estrangeiro (Português Língua de Herança e Português Língua Estrangeira), incluindo manuais e certificação das aprendizagens;
  • O alargamento do âmbito e da qualidade de experiências centradas na exploração formativa, informativa e criativa de conteúdos em e sobre língua e a cultura portuguesas;
  • A incorporação, na dimensão do ensino da língua portuguesa no quadro do EPE, de ferramentas no âmbito da inteligência artificial, que apoiem e alavanquem a intervenção do formador, apoiem a construção de materiais dinâmicos e estimulem a autoaprendizagem;
  • A criação de redes colaborativas que, focando-se na relação aluno-aluno, promovam interações criativas entre a dimensão física/presencial e a digital/não presencial.

O projeto teve início nos EUA em junho de 2023, com as primeiras entregas na Costa Leste dos EUA (em diversas áreas consulares) e prevê atingir cerca de 22 500 alunos dos cursos extracurriculares promovidos pelo Camões, I.P. na Alemanha, Andorra, Espanha, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, França, Reino Unido, Suíça, África do Sul, Austrália, Canadá, Estados Unidos da América e Venezuela.

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