EUA: “Música pela Consolidação da Paz na Guiné-Bissau" na ONU

Publicado em quarta-feira, 07 maio 2014 19:07

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) junto da Organização das Nações Unidas (ONU) celebra o Dia da Língua e da Cultura da CPLP com o concerto ''Música pela Consolidação da Paz na Guiné-Bissau", no dia 7 de maio de 2014, na sede da ONU, em Nova Iorque, EUA.

A apresentação musical será animada pelo artista guineense Zé-Manel, membro fundador da lendária banda Super Mama Djombo, formada por crianças durante o processo de independência da Guiné-Bissau nos anos 60.

O espetáculo tem como objetivo realçar a importância do país como ponto de convergência dos ideais de independência e pluralismo do mundo lusófono, a sua contribuição singular para a ampliação do repertório cultural da CPLP, além de enfatizar o papel da identidade cultural para a consolidação da paz.

Em setembro último, a Guiné-Bissau completou 40 anos de independência. A diversidade étnica e linguística produziu grande variedade de expressões artísticas e tradições musicais. Tais manifestações, contudo, são pouco conhecidas no cenário internacional.

A celebração das expressões artísticas guineenses adquire especial relevância no momento histórico que o país atravessa, de superação de desafios políticos e institucionais, cujo objetivo é o pleno retorno à ordem democrático-constitucional, a par do relançamento da cooperação e do apoio internacionais ao desenvolvimento.

O concerto será transmitido em direto pelo Arte Institute e poderá ser acompanhado através do seguinte endereço eletrónico: http://www.arteinstitute.org/live.

Na ocasião, será ainda projetada a exposição “Potencial Económico da Língua Portuguesa”, mostra organizada pelo Camões – Instituto da cooperação e da Língua, cuja coordenação científica esteve a cargo do ISCTE/IUL – Instituto Universitário de Lisboa.

Para mais informações e cobertura de todos os eventos associados sugere-se a consulta do Espaço da Língua Portuguesa  da Rádio das Nações Unidas em português em http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/category/espaco-lingua-portuguesa/.

O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP foi instituído em julho de 2009, durante a XIV Reunião Ordinária da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, realizada na Cidade da Praia, Cabo Verde.