EUA: Portugal representado na ECO Solidarity 2022 | Feira Internacional de Mobiliário Sustentável

Publicado em sexta-feira, 27 maio 2022 10:42

Com o apoio do Consulado Geral de Portugal em Nova Iorque e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a designer portuguesa Ana Mestre e a SUSDesign representaram Portugal, de 15 a 17 de maio de 2022, na 3.ª edição da ECO Solidarity, no âmbito da ICFF - International Contemporary Furniture Fair/WantedDesign em Nova Iorque, a maior feira de mobiliário e design da América do Norte. Neste projeto, designers e estúdios oriundos de nove Estados-Membros da União Europeia apresentaram soluções sustentáveis e orientadas para o futuro.

A ECO Solidarity é um ato coletivo de sensibilização para a emergência climática através do design, com projetos sustentáveis que abrangem investigação, artesanato e tecnologia.

A edição de 2022 da ECO Solidarity foi produzida e apresentada em parceria com a EUNIC Nova Iorque, tendo participado, para além do Camões, I.P. em parceria com o Consulado Geral de Nova Iorque, o Fórum Cultural Austríaco de Nova Iorque em cooperação com a Câmara Federal de Economia Austríaca e a Agência Empresarial de Viena, a Delegação da Flandres nos EUA, o Centro Checo de Nova Iorque, o Goethe Institut de Nova Iorque, o Conselho das Artes de Malta em Nova Iorque, o Instituto Cultural Romeno de Nova Iorque, o Instituto Cultural Polaco de Nova Iorque, o Consulado Geral da Eslováquia em Nova Iorque e a Delegação da União Europeia junto das Nações Unidas.

Ana Mestre e a SUSDesign exibiram uma cadeira inteiramente sustentável, celebrando a floresta portuguesa e utilizando materiais em fim de vida, colocando ênfase na economia circular, no Green New Deal Europeu e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A cadeira em exposição foi uma criação exclusiva para a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia em 2021.

O pavilhão da ECO Solidarity recebeu o prémio Editor’s Award para o melhor expositor de toda a feira, de entre mais de 700 pavilhões participantes.

33158 L9

33158 L2

33158 L4

33158 L1