Portugal: EurAfrican Forum

Publicado em quinta-feira, 12 julho 2018 15:54

1.º EurAfrican Forum teve lugar no dia 10 de julho de 2018, em Cascais. O evento contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e do Governo de Portugal, e teve como responsáveis José Manuel Durão Barroso (Chairman do EurAfrican Forum) e Filipe de Botton (Presidente da Direção do Conselho da Diáspora Portuguesa).

Com o foco em “Construir Parcerias Para A Mudança”, este fórum inaugural reuniu líderes africanos e europeus, decisores empresariais e institucionais, influenciadores, para explorar coletivamente novos tipos de parcerias num momento em que o contexto geopolítico global está em rápida transformação, trazendo consigo diversas promessas e riscos, e pretendeu contribuir para um futuro “próspero e sustentável” em África e na Europa, aproveitando sinergias e promovendo oportunidades de negócio com benefícios mútuos, valorizando sobretudo as novas gerações.

O fórum contou com intervenções do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que moderou um painel institucional sobre as perspetivas políticas para as relações futuras entre Europa e África. Entre os oradores contaram-se ainda Mariéme Jamme, fundadora de I Am The Code; Sophia Bekele, presidente da CBS International e fundadora e diretora executiva da DotConnectAfrica; Kola Karim, fundador e presidente do Shoreline Group; Hitesh Anadkat, presidente do First Merchant Bank; Saran Kaba Jones, fundadora e presidente da Face Africa e Manuel Mota, presidente da Mota-Engil África.

O Camões, I.P. fez-se representar pela Chefe de Gabinete do Conselho Diretivo, Inês Castelo Branco.

Mais informações em: www.eurafricanforum.org.