Eurobarómetro 2019: Cidadãos da UE e a cooperação para o desenvolvimento

Publicado em quarta-feira, 23 outubro 2019 18:07

O barómetro especial sobre “Os cidadãos europeus e a Cooperação para o Desenvolvimento 2019” foi lançado hoje, dia 23 de outubro de 2019.

O inquérito deste ano revela um amplo consenso entre os cidadãos europeus sobre a importância da Cooperação para o Desenvolvimento. Quase 9 em cada 10 cidadãos europeus afirma que esta política pública é importante para apoiar as pessoas nos países em desenvolvimento, confirmando a tendência dos últimos anos.

A Cooperação para o Desenvolvimento revela assim ser uma das políticas da União Europeia com maior aceitação entre os cidadãos europeus.

No quadro europeu, os portugueses são, de maneira geral, os que revelam uma atitude mais positiva face à Cooperação para o Desenvolvimento:

  • 96% dos entrevistados acreditam que é importante ajudar as pessoas nos países em desenvolvimento - a segunda classificação mais elevada de qualquer Estado-membro;
  • 77% consideram que o combate à pobreza nos países em desenvolvimento deve ser uma das principais prioridades da UE;
  • Mais de nove em cada dez (94%) dos entrevistados consideram que as empresas devem desempenhar um papel importante no desenvolvimento sustentável  -  a proporção mais alta da UE.

Os portugueses são ainda os que consideram que o combate à pobreza nos países em desenvolvimento é do próprio interesse da UE.

Em Portugal, cabe ao Camões, I.P. a direção, coordenação, supervisão e implementação da politica de Cooperação para o Desenvolvimento, enquanto vetor-chave da política externa portuguesa.

Mais informação em: https://europa.eu/!fC84Vt