Eurobarómetro: Portugueses apoiam ajuda ao desenvolvimento

Publicado em segunda-feira, 29 fevereiro 2016 14:19

Os portugueses são dos europeus que mais valor atribuem à ajuda ao desenvolvimento, com 93% dos inquiridos a considerá-la importante, mas apenas 16% admitem que se envolvem pessoalmente, segundo um inquérito divulgado no dia 29 de fevereiro de 2016 pela Comissão Europeia.

 O "Eurobarómetro" sobre o que pensam os europeus relativamente ao desenvolvimento, cooperação e ajuda, realizado no final de 2015, o "Ano Europeu para o Desenvolvimento", revela que o apoio dos cidadãos da UE à ajuda ao desenvolvimento atinge o nível mais elevado desde 2010, com 89% dos inquiridos a afirmarem que é importante (mais quatro pontos percentuais que em 2014), registando Portugal o quinto valor mais elevado (93%).

Os portugueses são também dos europeus que mais pensam que a ajuda ao desenvolvimento é uma forma eficaz de travar a imigração ilegal (85%, valor apenas superado em Espanha e Chipre, ambos com 88%), mas apenas 16% consideram que a UE deve aumentar o seu nível de ajuda, atendendo à situação económica atual, um valor exatamente em linha com a média europeia.

Os dados indicam que aumentou a percentagem dos que pensam que o combate à pobreza nos países em desenvolvimento deveria ser uma das primeiras prioridades da UE (69 %, um aumento de cinco pontos percentuais) e dos governos nacionais (50 %, um aumento de cinco pontos percentuais). Em cada dez inquiridos, perto de sete são favoráveis a um aumento da ajuda da UE ao desenvolvimento (68 %), uma percentagem superior à registada nos últimos anos.

Os cidadãos da UE pensam que a paz e a segurança nos países em desenvolvimento são o desafio mais importante do ano para o desenvolvimento e a cooperação (41 %), seguindo-se a saúde e a educação (34 %).

Mais de um terço dos europeus conhece ou já ouviu falar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (36 %), em contraste com os 22 % de inquiridos no Eurobarómetro de 2013 que afirmaram ter ouvido falar dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

Mais informações: http://ec.europa.eu/europeaid/special-eurobarometer-441-european-year-development-citizens-views-development-cooperation-and-aid_en

http://ec.europa.eu/europeaid/sites/devco/files/eb-eu-development-cooperation-and-aid-portugal-122015_en.pdf