Convite à apresentação de propostas ao abrigo do Programa Europa Criativa - Apoio à integração dos refugiados

Publicado em quinta-feira, 07 abril 2016 14:58

A Comissão Europeia, no âmbito do Programa Europa Criativa, lançou um convite à apresentação de propostas para apoiar projetos culturais, audiovisuais e intersetoriais que visem facilitar a integração dos refugiados no ambiente europeu. O prazo para a apresentação das candidaturas (convite) ao Programa Europa Criativa – Apoio à Integração dos Refugiados é 28 de abril de 2016, às 12h00 (meio-dia, hora de Bruxelas).

Um dos principais objetivos do programa Europa Criativa consiste em fomentar, salvaguardar e promover a diversidade cultural e linguística da Europa. Nesta altura em que a Europa está a receber um número extraordinário de refugiados, auxiliar os Estados-Membros da União Europeia a lidar com a situação constitui uma prioridade fundamental da UE.

Em novembro de 2015, o Conselho dos Ministros da Educação, Juventude, Cultura e Desporto reafirmou que o diálogo intercultural através da cultura e das artes desempenha um papel importante na integração dos refugiados. A cultura e o cinema podem estabelecer pontes e melhorar a compreensão mútua entre a população do país de acolhimento e os refugiados, reforçando a compreensão cultural mútua e promovendo o diálogo intercultural e inter-religioso, a tolerância e o respeito pelas outras culturas.

Espera-se com este concurso poder constituir um número limitado de consórcios de elevada qualidade, formados por organismos que trabalhem nos setores criativos e culturais, que criarão e testarão iniciativas concebidas para apoiar a integração dos refugiados nos países participantes e partilhar os seus resultados, e que estão referidos como parcerias criativas.

Os objetivos específicos deste convite consistem na execução de projetos transnacionais culturais e audiovisuais que possam ajudar os refugiados a socializar e a expressar-se sem necessariamente falarem, logo de início, a língua do país de acolhimento, constituir plataformas de aprendizagem num sentido mais amplo, promovendo o respeito e a compreensão da diversidade, das competências interculturais e cívicas, dos valores democráticos e da cidadania. Pretende-se também proporcionar aos cidadãos da UE a oportunidade de descobrirem, aprenderem e compreenderem os valores e as culturas dos refugiados e, simultaneamente, enriquecerem os seus próprios valores ao longo do processo.

Este convite visa ainda apoiar a divulgação e a cocriação de obras culturais e/ou audiovisuais em toda a Europa e oferecer a possibilidade de colaboração com organizações de outros setores, com vista a estimular uma resposta mais abrangente, rápida, eficaz e de longo prazo a este desafio global.

Mais informações