Evento de encerramento do Programa de Apoio à Aliança Global para as Alterações Climáticas em Timor-Leste

Publicado em sexta-feira, 07 dezembro 2018 23:00

Realizou-se no dia 6 de dezembro de 2018, no Centro Cultural da Embaixada de Portugal em Díli, o evento de encerramento do Programa de Apoio à Aliança Global para as Alterações Climáticas em Timor-Leste (GCCA-TL na sigla em inglês).

Este Programa GCCA-TL, que começou a ser implementado em julho de 2014 e termina em dezembro de 2018, durante os seus quase 5 anos de implementação, permitiu reforçar a capacidade de resposta às alterações climáticas por parte de populações rurais vulneráveis aos efeitos destas alterações, utilizando a floresta e a agrofloresta como fortes aliadas.

A cerimónia contou com a presença do Embaixador de Portugal em Timor-Leste, do Embaixador da Delegação da União Europeia em Timor-Leste,, do Secretário-Geral do Ministério da Agricultura e Pescas de Timor-Leste e de representantes do Ordenador Nacional, bem como de muitos técnicos e agricultores timorenses envolvidos no Programa.

Na sua intervenção, o embaixador da União Europeia em Timor-Leste destacou e congratulou-se com a particularidade deste programa ter sido implementado por representantes de dois Estados membros da União Europeia, as cooperações portuguesa e alemã, numa parceria que beneficiou a implementação do programa.

Por seu lado o Embaixador de Portugal em Díli destacou algumas das principais realizações, como por exemplo o apoio à reorganização e operacionalidade da rede de estações de monitorização agrometeorológica em todo o território de Timor-Leste e a assistência à instalação de 139 viveiros de produção de mudas agroflorestais, que no seu conjunto produziram mais de 950 mil plantas, beneficiando diretamente mais de 2400 famílias no interior das bacias hidrográficas de Loes e Seiçal.

O GCCA, programa temático da União Europeia, foi criado em 2007, para reforçar o diálogo e cooperação com países parceiros em desenvolvimento, em particular (LDC) e pequenos estados insulares (SIDS).

O Programa GCCA para Timor-Leste, foi administrado pelo Camões, I. P. e pela GIZ (cooperação alemã).

Veja ou reveja as atividades e conquistas do programa em: https://www.facebook.com/GCCATL e http://www.gccatl.eu