Exame de Português NEWL 2018 nos EUA

Publicado em sexta-feira, 19 janeiro 2018 15:56

A próxima edição do Exame de Português NEWL terá lugar no dia 26 de abril de 2018, a nível nacional (E.U.A.) e é realizado online. As inscrições estarão abertas de 1 de janeiro até 31 de março, junto a um dos centros de exames nos estabelecimentos de ensino aprovados pelo NEWL. 

A acreditação da língua portuguesa através dos exames NEWL (National Examinations in World Languages) contribuirá para valorizar os conhecimentos no idioma e garante a validação de créditos no ensino secundário e também no acesso ao ensino superior nos Estados Unidos da América.

Este processo foi resultado de mais de uma década de esforços, especialmente de representantes da Embaixada de Portugal em Washington D.C., da rede diplomática e consular nos EUA em articulação com a Coordenação do Ensino de Português nos EUA (CEPE-EUA), com os serviços competentes do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., com o College Board e outras entidades e organizações profissionais ligadas ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, bem como de outros países membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) que mantêm representação diplomática nos Estados Unidos.

Mais informações sobre os Exames

Em janeiro de 2018 foi também assinado o Memorando de Entendimento entre o Camões, I.P. e a American Councils for International Education (AC), consagrando e promovendo desta forma a acreditação da língua portuguesa nos exames "National Examinations in World Languages" (NEWL).

As duas entidades concordaram em cooperar e colaborar em diversas áreas, nomeadamente em objetivos conjuntos de educação, investigação e formação que beneficiam as missões de ambas as organizações no que respeita ao estudo e ensino de língua e cultura portuguesas.

Mais informações sobre o Memorando de Entendimento (link para comunicado memorando de entendimento)