Angola: Exposição Coletiva "Imbamba Ya Muhatu/Coisas de Mulher" de Keyezua e Wura-Natasha Ogunji

Publicado em segunda-feira, 26 setembro 2016 18:25

Será inaugurada no dia 29 de setembro de 2016, às 18h30, no Camões-Centro Cultural Português em Luanda, a exposição coletiva "Imbamba Ya Muhatu/Coisas de Mulher", da artista angolana Keyezua e da artista nigeriana Wura-Natasha Ogunji. Esta mostra, com curadoria de Suzana Sousa, estará aberta ao público até 20 de outubro.

O trabalho das duas artistas pretende trazer para o espaço público da exposição algumas coisas de mulher, procurando, dessa forma, suscitar a reflexão e questionar o que esses objetos representam e ocupam.

A expressão "coisas de mulher" é frequentemente utilizada para identificar coisas supérfluas, como cabelo, unhas, alimentos. Essa prática redutora, ao remeter essas "coisas" para o mundo privado e intimista da mulher, descontextualiza, marginaliza e ignora a importância do papel da mulher na sociedade ao longo da história, como agente ativo no domínio económico, político, social e cultural.

O valor e significado económico e estético de algumas dessas "coisas de mulher" são excluídos do espaço feminino, confinado a um universo fechado, no qual através das gerações se vão perpetuando tradições de resignação e submissão a padrões discriminatórios.

Keyezua e Wura-Natasha Ogunji desvendam e questionam, neste trabalho, uma realidade, ainda dominante de subalternização do papel da mulher. O recurso à performance será central e abrirá espaço para um vasto campo de interpretação.

Wura-Natasha Ogungi aborda um tema ligado à tarefa de carregar água, generalizada, como própria da mulher, em todo o continente africano e Keyezua trabalha com o seu próprio corpo, tornando pública a rotina diária de grande parte das mulheres de maquilhar o rosto e esticar o cabelo africano, seguindo padrões estéticos convencionados de beleza.