Moçambique: Pode uma fotografia por semana unir Dakar a Berlim?

Publicado em sexta-feira, 05 junho 2015 13:29

O Centro Cultural Português/Camões, I.P em Maputo em parceria com o ICMA - Instituto Cultural Moçambique-Alemanha, irá inaugurar no dia 11 de junho de 2015, pelas 18 horas, a exposição “Dakar - Berlim. Uma imagem por semana”, dos fotógrafos Mamadou Gomis (Senegal) e Simone Gilges (Alemanha).

A exposição resulta da «conversa fotográfica» entre a fotógrafa alemã Simone Gilges e o fotojornalista senegalês Mamadou Gomis que ao longo de três anos trocaram uma foto por semana, seguindo, pela internet, uma conversa sem palavras.

O resultado desta partilha semanal permite agora fazer uma viagem de descoberta pelos dois países, entre duas culturas, através do dia-a-dia dos dois fotógrafos. Os pares de imagens que surgiram refletem a enorme distância entre estes dois mundos, mostrando, ao mesmo tempo, o que os aproxima.

A exposição estará patente de 11 de junho a 3 de julho.

Também no Centro Cultural Português/Camões em Maputo, e no âmbito da exposição “Dakar – Berlim” irá realiza-se, entre 10 e 14 de junho, um workshop de fotografia que será orientado pelo próprio Mamadou Gomis e pelo francês Laure Gilquin.