Áustria: Exposição “Fado-Fátima-Futebol” dá a conhecer Portugal em Graz

Publicado em terça-feira, 11 março 2014 15:17

Uma exposição sobre Portugal sugestivamente intitulada “Fado-Fátima-Futebol” vai ser inaugurada a 11 de março de 2014 pelo Centro de Língua Portuguesa (CLP) do Camões, IP em Graz, Áustria, no âmbito da comemoração dos 40 anos do 25 de Abril.

Através deste evento, que se realiza no Museu da Universidade de Graz, o CLP pretende contribuir para aprofundar o conhecimento na Áustria de um país que, não sendo vizinho, não está afinal tão longe como parece.

Sob o título original “Fado-Fátima-Fußball und darueber hinaus”, a mostra foi pensada para sensibilizar o público relativamente a aspetos que, muitas vezes sem fundamento, são associados à ditadura em Portugal.

A escolha do nome prende-se com o seu lado simbólico. Contudo, a exposição é muito mais abrangente, documentando a história de Portugal e as afinidades com a Áustria, nomeadamente os cruzamentos monárquicos que explicam alguns traços em comum na história e na identidade dos dois países.

Entre os temas retratados destacam-se, por exemplo, a calçada portuguesa, a rota das especiarias, a aliança entre Portugal e Inglaterra no século XVII, a I República, Rafael Bordalo Pinheiro, o salazarismo, a guerra colonial e os antecedentes da Revolução dos Cravos.

Paralelamente, são abordados os 40 anos de democracia como um tempo de construção e reconstrução de um país, e são incorporados materiais de outras duas mostras do Camões, IP, sobre o Fado e o Azulejo.

“Fado-Fátima-Futebol”, que estará patente ao público até 17 de maio de 2014, é uma iniciativa organizada pelo CLP em colaboração com o Museu da Universidade de Graz, e teve o apoio de diversas entidades austríacas e portuguesas, mediante a cedência de peças.

Trata-se ainda de um projeto desenvolvido na cadeira de Cultura Portuguesa, lecionada pela docente Isabel Azevedo. A exposição contempla a publicação de um catálogo.