Angola: Ana Vidigal apresenta em Luanda exposição de pintura “Jugular”

Publicado em quinta-feira, 23 outubro 2014 08:16

A exposição de pintura “Jugular”, da artista plástica Ana Vidigal, vai ser inaugurada no dia 30 de outubro de 2014, às 18h30, no Centro Cultural Português - Camões, I.P., em Luanda, onde ficará patente até 13 de novembro próximo.

“Jugular” reúne 40 trabalhos de Ana Vidigal, entre os quais se encontram 6 telas, 7 desenhos e uma peça composta por 30 colagens emolduradas individualmente, intitulada “30 Anos de Mim Mesma”.

Na pintura, a artista utiliza tinta acrílica sobre tela com colagens de materiais diversificados: etiquetas, papel vegetal, fotografia, bordados e fita adesiva. A escolha destes materiais procura, simultaneamente, evocar facetas do labor feminino e lançar um olhar crítico e irónico sobre esse universo.    

Angola foi a fonte de inspiração da artista para este trabalho, como sugerem os títulos das seis obras: “Ixi ya mavu (Terra de barro vermelho) ”; “Angolar”; “Cacimbo”; “Beijoca”; “Suspirinho (por ti)” e “Kwanza”.  

Ana Vidigal nasceu em Lisboa, em 1960. Licenciou-se em Pintura na Escola Superior de Belas Artes. Recebeu o Prémio Maluda em 1999 e o Prémio Amadeo de Sousa-Cardoso em 2003. O seu percurso artístico compreende 30 exposições individuais e mais de 33 exposições coletivas.