Cabo Verde: Inauguração da exposição da artista plástica Leomar (Leontina Ribeiro)

Publicado em quarta-feira, 09 dezembro 2015 16:24

O Centro Cultural Português na Cidade da Praia/Camões, I.P. promove no próximo dia 11 de dezembro de 2015, a inauguração exposição de pintura da artista plástica LEOMAR (Leontina Ribeiro), “Um Olhar de Leomar sobre Cabo Verde” durante a qual serão exibidos 16 trabalhos.

Leontina Marízia Almeida Ribeiro - LEOMAR - natural de Pedra Lume, Ilha do Sal, mas residente há muitos anos, na cidade da Praia, Cabo Verde, cedo reconheceu em si a apetência para o desenho e aos 11 anos já recebia encomendas de colegas e amigos de retratos em grafite e paisagens, algo que a acompanha durante todo o seu percurso pessoal.

Terminado o estudo liceal, na impossibilidade de obter uma Bolsa de Estudos para Arquitetura e Belas Artes, opta por uma formação superior na área da Engenharia Civil em Lisboa, profissão que desempenha até hoje. Abraçou a pintura, paralelamente com a engenharia, participando em exposições individuais, coletivas e oficinas de arte para crianças e jovens. Convive permanentemente com a arte, visitando exposições, investiga pintores impressionistas e expressionistas, que acrescentaram à Leomar o gosto e a busca por um colorido mais luminoso e impactante e as sombras igualmente coloridas das vivências crioulas.

Leomar é uma artista autodidata, realiza com alguma frequência, exposições a nível nacional e internacional, utiliza a pesquisa e investigação no domínio da Historia da Arte, Arte Contemporânea e desenvolve o desenho, pintura a óleo, acrílico e misto e aguarela com várias técnicas a espátula e a pincel sobre tela.