Angola: Exposição “A História é um Objeto”, de Hildebrando de Melo

Publicado em quinta-feira, 17 novembro 2016 10:20

Será inaugurada no dia 25 de novembro de 2016, às 19h00, no Camões -Centro Cultural Português em Luanda, a primeira exposição de escultura do artista plástico Hildebrando de Melo, “A História é um Objeto” (History is an Object)”.  A mostra ficará patente até 15 de dezembro.

Nesta sua primeira incursão na tridimensionalidade, Hildebrando de Melo apresentará um conjunto de 16 obras de escultura, em metal e formas soldadas, resultado de um prolongado período de experimentação em estúdio. 

Segundo a crítica de arte e galerista Valerie Kabov,“embora a abordagem característica de Hildebrando de Melo às formas seja imediatamente reconhecível nesta encarnação a três dimensões, há algo de novo que perpassa. Estas construções estranhas, mas decididamente com formas de criaturas, constituem, de uma maneira ou de outra, confirmações fundacionais das ideias que, de alguma forma, pairavam sobre as obras bidimensionais do artista (…). Nestas obras e na exposição, a História, e o impacto que tem sobre a totalidade da existência humana, ganha corpo. A História não é um tema ou o tema desta exposição. O tema da exposição é o nosso sentido de humanidade e a História é um objeto no qual a nossa humanidade se encontra gravada”.

Hildebrando de Melo nasceu no Huambo, no município do Bailundo, em 1978 anos. Fez os seus estudos em Portugal. Fez o curso de Pintura na Associação das Lameiras V.N. de Famalicão. Participou em seminários com curadores internacionais em múltiplos países, designadamente, África do Sul, EUA e Alemanha. 

No seu percurso artístico, conta com mais de duas dezenas de exposições (individuais e coletivas) apresentadas em vários países, designadamente Angola, Portugal, EUA e Alemanha.  

Foi vencedor do Prémio ENSARTE/2004 na categoria “Juventude” e recebeu a Menção Honrosa do mesmo certame em 2014. É detentor do galardão do concurso “Sona Desenhos na Areia” da empresa petrolífera norueguesa Nosk Hydro.