São Tomé e Príncipe: Exposição “A Narrativa dos Porquês”, de Eduardo Malé

Publicado em segunda-feira, 31 julho 2017 11:28

Foi inaugurada no dia 26 de julho de 2017 no Camões – Centro Cultural Português em São Tomé, a exposição “A Narrativa dos Porquês”, de Eduardo Malé.

Nesta mostra, o artista santomense apresenta-nos um conjunto de obras que, de acordo com o próprio, remetem para a sua infância, para as suas raízes, mas também para os porquês com que nos questionamos quotidianamente.

Na “Narrativa dos Porquês” Eduardo Malé expressa e dá-nos a sua visão da realidade diária em São Tomé e Príncipe, traça os porquês que os santomenses diariamente se colocam; que aqueles que visitam São Tomé também colocam, não deixando, contudo, de dar espaço para que cada um interprete as suas obras e coloque os seus próprios porquês.

Eduardo Malé, natural de São Tomé e Príncipe, com formação na área das Artes Plásticas, na Escola Superior de Arte e Design, Instituto Politécnico das Caldas da Rainha, tem uma carreira de mais de vinte anos, com claro destaque nas artes santomenses. A sua primeira exposição no Centro Cultural Português data de 1994, tendo desde essa altura realizado inúmeras exposições e passado por locais como Lisboa, Porto, Vila Nova de Cerveira, Amesterdão, Paris, Maputo e Macau.

A exposição abriu com as intervenções do Embaixador de Portugal e do pintor Eduardo Malé, tendo contado com a presença de vários artistas plásticos santomenses, da Presidente do Arte Institute de Nova Iorque, Ana Miranda, de alguns membros da banda Baba Soul and The Professors of Funk e da atriz portuguesa Maria Rueff, de passagem por São Tomé, e que não quiseram deixar de prestigiar o trabalho do artista.

A exposição estará patente no Centro Cultural Português até ao dia 11 de agosto.