França: Exposição sobre azulejo português na Residência André de Gouveia

Publicado em terça-feira, 08 janeiro 2013 09:22

A exposição de cartazes ‘Azulejo português: diálogos contemporâneos’ será pela primeira vez apresentada em língua francesa a 10 de janeiro, na Residência André de Gouveia da Cité Internacional Universitária de Paris.

A inauguração, pelas 19:00, organizada pela cátedra Lindley Cintra da Universidade de Paris Ouest Nanterre La Défense e pelo leitorado de Paris 8, será acompanhada de um concerto de guitarra de Henrique Sanches de Almeida.

A exposição Azulejo portugais: dialogues contemporains, criada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua em parceria com o Museu Nacional do Azulejo, foi traduzida para francês por Fernando Curopos.

Trata-se de uma exposição, já traduzida para inglês e espanhol, que tem como suporte 21 cartazes de grandes dimensões (100cm x 70cm), com textos e fotografias, e que tem estado a rodar desde maio de 2012 pela rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE - leitorados, centros de língua e cátedras) e pelos centros culturais do Camões, IP, bem como por embaixadas e consulados portugueses em todo o mundo.

Em 2000, o Camões, IP, igualmente em parceria com o MNAz, produziu a exposição A Arte do Azulejo em Portugal. Mas enquanto esta «aprofundava a natureza histórica» do azulejo, a nova exposição «contempla o azulejo contemporâneo» e enfatiza a sua presença na «arte pública», em Portugal e no mundo.

O concerto de guitarra de Henrique Sanches de Almeida resulta de uma parceria entre a Residência André de Gouveia, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Concurso de Santa Cecília do Curso Silva Monteiro.

O guitarrista (n. 1990), natural de Amarante, tocará Prelúdio e Fuga (Suite BWV 997), de J. S. Bach, Estudo nº1, de Villa Lobos, Recuerdos de la Alhambra, de Francisco Tarrega, e Fandango, de Joaquín Rodrigo.

Henrique Sanches de Almeida, que estudou no conservatório do Centro Cultural de Amarante, na ESMAE do Porto e com diversos músicos internacionais, obteve o 1º prémio na 14º Edição do Concurso Internacional de Guitarra de Santa Cecília, encontrando-se atualmente a fazer mestrado em Guitarra Solo na Hochschule für Musik und Tanz Köln (Alemanha).