Angola: Primeira Exposição individual de Carlos Resende em Luanda

Publicado em quinta-feira, 30 junho 2016 07:49

Será inaugurada no dia 5 de julho, às 18h30, no Camões – Centro Cultural Português em Luanda, a exposição “Entre Coimbra e Luanda” do artista plástico português Carlos Resende, que ficará patente até 26 de julho.

Esta mostra apresenta um conjunto de 35 obras de pintura a aguarela inéditas, produzidas em 2015 e 2016, inspiradas em Angola, que visitou, pela primeira vez em 2015.

As cores são fortes, alternando com os tons matizados, as formas esbatidas, numa evocação da beleza da natureza africana pela qual se deixou seduzir e inspirar. Um trabalho singular, resultado dos novos estímulos que recolheu quando concretizou um sonho antigo de conhecer Angola.

Partindo de elementos figurativos diversos do micro e do macrocosmos, como reflexos de água do mar e de rios e elementos do próprio processo criativo, tem vindo a evoluir para uma expressão tendencialmente abstrata. Uma viagem entre duas cidades, distantes no espaço geográfico, mas próximas, porque a cultura é uma ponte que encurta distância e esbate fronteiras.  

Carlos Resende nasceu em Coimbra em 1961.Licenciou-se em pintura na A.R.C.A – E.U.A.C. e é professor de Artes-Visuais desde 1983.

Expõe regularmente desde 1983, contando no seu percurso com mais de vinte exposições individuais e trinta coletivas. Foi o artista plástico português convidado para o 1º Salão de Banda Desenhada do IRSA em Bruxelas, em 2002. As suas obras fazem parte de coleções públicas e privadas em Portugal, Bélgica, Alemanha, Itália e Espanha.

Trabalha com diversos materiais e meios de expressão como o desenho, fotografia, objetos tridimensionais, mas identifica-se particularmente com a pintura, a acrílico e a óleo sobre tela e com pintura a aguarela.