Luxemburgo: Exposição Cartes de Visite do duo Borderlovers

Publicado em quarta-feira, 18 julho 2018 16:35

O duo Borderlovers, constituído pelos artistas plásticos Pedro Amaral e Ivo Bassanti, irá apresentar os seus trabalhos, no âmbito da exposição Cartes de Visite, no Luxemburgo de 10 de junho a 30 de setembro de 2018.

No seguimento do projeto concebido para as paredes das ruas de Paris em setembro de 2017, a convite do Diretor do Camões - Centro Cultural Português em Paris, foi criada a obra Cartes de Visite (cofinanciada através do mecenato da Ottima ArtWorks), os Borderlovers vão apresentar o seu trabalho no Luxemburgo. Nesta obra, os artistas associam intelectuais portugueses e franceses. Amália Rodrigues surge ao lado de Edith Piaf, Fernando Pessoa ao lado de Marcel Proust e Manoel de Oliveira junto a Jean Renoir, enquanto que no painel /cartão de visita dedicado à pintura surgem, entre outros Amadeo de Sousa Cardoso e Yves Klein.

Durante a residência artística dos Borderlovers no Luxemburgo, de 1 a 26 de junho de 2018, resultado da colaboração entre o Camões - Centro Cultural Português no Luxemburgo, o Camões - Centro Cultural Português em Paris, a Ottima Artworks e o Município do Luxemburgo, Ivo Bassanti e Pedro Amaral desenvolveram um projeto de intervenção direta nas ruas da capital, produzindo retratos de individualidades portuguesas e luxemburguesas da área da literatura, da música, do cinema e da pintura.  Dedicaram ainda uma intervenção artística, numa parede da cidade, aos portugueses e luxemburgueses.

Na cerimónia de inauguração da exposição, que teve lugar no dia 11 de junho de 2018, no âmbito das celebrações do Dia de Portugal, foi ainda apresentado um retrato de Camões, criado especialmente para esta ocasião.