Moçambique: Exposição – “Casa dos Estudantes do Império. Farol de Liberdade”

Publicado em quinta-feira, 02 junho 2016 18:54

A cidade da Beira acolhe a exposição Casa dos Estudantes do Império. Farol de Liberdade, de 9 a 30 de junho de 2016, no Centro Cultural Português/Camões, I.P. – Polo na Beira e na Casa do Artista.

A UCCLA – União de Cidades Capitais de Língua Portuguesa – tem vindo a promover, desde outubro de 2014, uma homenagem aos associados da Casa dos Estudantes do Império, que inclui, entre colóquios, debates, ofertas de livros e outras atividades, esta exposição.

Trata-se de uma mostra documental que pretende dar a conhecer a realidade vivida pelos estudantes universitários da ex-colónias portuguesas na Casa dos Estudantes do Império, apresentando fotografias, documentos oficiais, publicações periódicas, livros, excertos de notícias, de jornais da época, entre outros documentos disponibilizados pelos associados e por algumas instituições que quiseram juntar-se a esta homenagem. Como refere Vítor Ramalho, Secretário-Geral da UCCLA, no texto de apresentação da exposição, “esta homenagem corresponde, sem dúvida, a um desígnio comum dos povos de língua oficial portuguesa e não é possível conceber-se o futuro sem a preservação da memória que a todos respeita”.

Sendo esta uma exposição itinerante, após a sua estreia em Lisboa há sensivelmente um ano, já esteve patente, no final do ano passado, em Maputo e, este ano, nas cidades da Praia e do Mindelo em Cabo Verde.

A exposição poderá ser visitada até ao dia 30 de junho, de segunda a sexta-feira, no seguinte horário: das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

A entrada é livre.