Moçambique: Exposição Coletiva de Artes Plásticas 4 Dimensões em Maputo

Publicado em quarta-feira, 28 março 2012 08:30

4 Dimensões é o título da exposição coletiva de artes plásticas de membros do Núcleo de Arte que inaugura no dia 27 de março de 2012, às 18.00, na Galeria do Instituto Camões-Centro Cultural Português em Maputo.

Nela estarão patentes trabalhos de Jonassane, Mahazul, Matxakhossa e Nwetana, segundo técnicas diversas, da pintura à cerâmica, passando pela escultura.

No catálogo pode ler-se que 4 Dimensões é uma exposição que revela, no cenário do desenvolvimento das artes plásticas moçambicanas, um contacto com o universo e a dinâmica de construção de ideias sobrepostas numa variedade de objetos e substâncias que, com inteligência e gosto, têm sempre início numa vontade própria, conforme palavras do curador desta mostra, Nhongwene, atual Presidente do Núcleo de Arte de Maputo.

Paralelamente, irão ter lugar algumas outras atividades no âmbito da Exposição, nomeadamente projeções de dois filmes, um sobre a obra do pintor Noel Langa (1938) e outro sobre uma exposição de pintura de Butcheca (1978), ambos seguidos de conversas com os artistas.

Por outro lado, e ainda no âmbito de ações baseadas na exposição, decorrerão diversas visitas de grupos de estudantes de escolas secundárias da capital que já têm um relacionamento com o Núcleo de Arte.

Esta mostra estará patente ao público até ao dia 08 de maio do corrente ano.