Alemanha: Exposição e conferência sobre fado em Aachen

Publicado em segunda-feira, 25 junho 2012 13:10

Uma exposição sobre o fado vai estar patente, no átrio dos institutos de filologia românica da Universidade Técnica de Aachen, entre os dias 26 de junho e 16 de julho de 2012.

A enquadrar a exposição realiza-se, no dia 10 de julho, pelas 14h00, nas instalações daquela universidade (Templergraben 90, Seminar Raum 103), uma conferência subordinada ao tema “Fado – Das origens à atualidade”, pelo investigador Paulo Gouveia. Estas ações têm o apoio do Instituto Camões.

Recorde-se que o Fado foi inscrito na Lista Representativa do Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO, no dia 27 de novembro de 2011, no âmbito daConvenção para a Salvaguarda do Património Imaterial da Humanidade, em que ficou determinado que “O património cultural imaterial, transmitido de geração em geração, é permanentemente recriado pelas comunidades e grupos em função do seu meio, da sua interação com a natureza e a sua história, proporcionando-lhes um sentimento de identidade e de continuidade, contribuindo assim para promover o respeito pela diversidade cultural e a criatividade humana” Convenção para a Salvaguarda do Património Imaterial da Humanidade, UNESCO, 2003 (Artº 2, alínea 1).