Angola: Vivência urbana inspira exposição “Mambos Urbanos”, de Benjamim Sabby

Publicado em segunda-feira, 15 setembro 2014 18:19

A exposição “Mambos Urbanos”, de Benjamim Sabby, vai ser inaugurada a 16 de setembro de 2014, às 18h30, no Centro Cultural Português - Camões, IP de Luanda, onde ficará patente ao público até ao próximo dia 24.

Esta mostra reflete o trabalho que o artista tem vindo a desenvolver nos últimos anos, e inclui 19 obras, das quais 10 pinturas, 8 fotografias e uma instalação. As pinturas são em acrílico sobre tela.

Benjamim Sabby inspirou-se nas paisagens urbanas das grandes cidades de Angola, particularmente Luanda, marcadas por grandes contrastes arquitetónicos, acentuados ao longo dos últimos anos com a construção de novos edifícios que coabitam com antigas construções de traça colonial.

A interação económica e social entre habitantes do centro e da periferia, o intenso e caótico tráfego e o comércio de rua, que persiste e resiste, são alguns dos aspetos da paisagem urbana que servem de base a este trabalho.

Com este quadro de fundo, o artista dedica uma especial atenção ao que que designa por “novos heróis urbanos”, agregando nesta designação zungueiras, roboteiros, ardinas, engraxadores, kinguilas, lavadores e arrumadores de carros.

Benjamim Sabby procura homenagear esse “exército anónimo” que enche as ruas da cidade e que, de uma forma ou de outra, ocupa o seu espaço próprio e tem um papel relevante na construção da identidade urbana.