Exposição do artista VAN no Centro Cultural Português em Luanda

Publicado em sexta-feira, 13 dezembro 2013 11:42

Uma exposição intitulada “Desenhos, Pau-a-Pique e outros Registos”, do artista plástico “VAN”, inaugura no dia 19 de dezembro de 2013, pelas 18h30, no Centro Cultural Português em Luanda, do Camões IP, onde ficará patente até 15 de janeiro do próximo ano.

Francisco Van-Dúnem, de nome artístico “VAN”, docente universitário e Mestre em educação artística, promotor cultural e artista plástico, possui um vasto curriculum académico e profissional.

Desde 1977 até 2013 participou em dezenas de exposições individuais e colectivas em diversos países, designadamente Argélia, Brasil, Bulgária, Cabo Verde, Cuba, Espanha, Gabão, Itália, África do Sul, Inglaterra, Namíbia, Jugoslávia, Hungria, Checoslováquia, Zâmbia, Rússia, Noruega, Suécia, Portugal, Zaire, França, Congo Democrático, Alemanha, EUA, Japão e China.

Entre os prémios conquistados, destacam-se o Prémio Mural de Cidade de Luanda/85, o Prémio Pintura do Banco de Fomento e Exterior, Luanda 1990, o Prémio de Pintura Ensa-Arte, Luanda/96 e o Prémio Nacional de Cultura e Artes 2008 – variante de Artes Plásticas.

Segundo o artista, o título “Desenhos, Pau-a-Pique e outros Registos” sintetiza em três expressões, o essencial do conteúdo dos trabalhos preparados para esta mostra. Nos “Desenhos”, VAN apresenta uma retrospectiva desde finais da década 70, sem preocupações de estilo nem de temática.

No “Pau-a-Pique”, faz uma abordagem ao suporte construtivo tradicional de arquitectura habitacional, com recurso a materiais locais, como paus, barro, capim e bordão. Em “Outros Registos”, VAN apresenta trabalhos de pintura que partem do estilo que o caracteriza mas absorvem outras influências, técnicas e de conteúdo.

Na opinião de António Ole, “todo o trabalho e investigação de VAN assentam ainda num desenho vigoroso, base da sua pintura e instalações. As texturas do “Pau-a-Pique”, a sua ligação ao habitat, não são mais do que prolongamentos da sua pintura erudita.”