Moçambique: Exposição "Dueto para um Cântico Natural" de Miguel César e Fornasini

Publicado em terça-feira, 14 fevereiro 2012 08:37

Inaugura-se no Instituto Camões – Centro Cultural Português, no dia 15 de Fevereiro, às 18,00 horas, a exposição de pintura e desenho Dueto para um Cântico Natural, pelos artistas Miguel César e Fornasini.

O evento apresenta dois artistas plásticos que granjearam destacado reconhecimento de crítica e públicos. Miguel César e Fornasini juntaram-se explorando e interpretando o que de mais exuberante se encontra na natureza, dando continuidade a temas que ambos desenvolvem individualmente. O cântico agora proposto resulta da interpretação de dois solistas ao transcreverem e rescreverem a mesma composição, a natureza que os rodeia e a impressão que esta lhes foi causando.

Miguel César (Miguel César dos Anjos Santos, Beira, 1957-), licenciado em Arquitectura e Planeamento Físico, é membro fundador da AMDU – Associação Moçambicana do Desenvolvimento Urbano e membro fundador da Associação de Arquitectos de Moçambique. É, igualmente, desenhador, gráfico, pintor, ceramista, escritor e músico.

Como gráfico ficou conhecido pelas ilustrações das capas de obras de literatura moçambicana e sobretudo pelas ilustrações na página cultural da revista Tempo, na década de ‘80. Como artista plástico conta com 3 individuais e numerosas coletivas (Maputo e Beira). Como poeta, Miguel César publicou Janelas de Mim e Murmúrios e Outros Falares.

Fornasini (Carlos António do Amaral Fornasini, Maputo, 1960-) iniciou-se nas artes plásticas em 1996, no Núcleo de Arte, onde participou em várias exposições colectivas a primeira das quais em 1997, alusiva ao dia dos Heróis Moçambicanos. Realizou a primeira individual em 1999 e a segunda em 2002, no Bureau de Informação. Em 2003 e 2004, participou em várias coletivas, tendo obras dentro e fora do país. Conta com 4 exposições individuais.

De referir que o projecto da exposição Dueto para um Cântico Natural, que estará patente até dia 21 de Março, prevê a realização de uma palestra, que será oportunamente anunciada, bem como visitas guiadas para o público mais jovem.

www.instituto-camoes.org.mz