Guiné-Bissau: Exposição e reabertura do Museu Etnográfico Nacional – 30 Anos de História

Publicado em sexta-feira, 15 setembro 2017 13:16

A Embaixada de Portugal em Bissau e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. apoiam a reabertura do Museu Etnográfico Nacional, no dia 15 de setembro de 2017, em Bissau, com a realização simultânea de uma exposição e de um colóquio sobre a importância patrimonial do museu e do seu contributo para a identidade cultural do país.

O colóquio decorrerá entre as 9h00 e as 12h00, na sede da Direção-Geral da Cultura, com participação do Ministro da Cultura e do Desporto, do Embaixador de Portugal em Bissau e do Prof. Ramon Sarró, antropólogo que conduziu a digitalização do arquivo de cerca de 400 provas fotográficas para reconstituir a história da coleção do Museu desde a sua criação, em 1986.

A exposição integra fotografias e contextualização etnográfica dos objetos – alguns desaparecidos desde 1998 –, mas também a coleção remanescente e novas aquisições e será o pretexto para a reabertura do Museu Etnográfico Nacional.

Apoiam também este projeto a Fundação Calouste Gulbenkian, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.