Angola: Exposição “Ki Mona Mesu”, de Mário Tendinha e José Silva Pinto

Publicado em sexta-feira, 20 março 2015 13:41

Uma exposição intitulada “Ki Mona Mesu”, de Mário Tendinha e José Silva Pinto, vai ser inaugurada no Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Luanda no dia 26 de março de 2015, às 18:30, podendo ser visitada até ao próximo dia 10 de abril.

“Ki Mona Mesu” é uma mostra que reúne 20 obras de Mário Tendinha (pintura e instalação) e de José Silva Pinto (fotografia), abordando o tema violento e dramático das minas que vitimaram milhares de mulheres, homens e crianças, em resultado da guerra devastadora que assolou Angola durante décadas, deixando um rasto de destruição e sofrimento, de que são testemunhas os mutilados de guerra.

Partindo de cada uma das fotografias, Mário Tendinha produziu obras de pintura (homólogas), através das quais tenta desconstruir a dureza da fotografia, num diálogo direto e provocatório, procurando dar um sinal de esperança. Além da fotografia e pintura, haverá uma instalação que procura fazer a ligação do público com a realidade figurativa da exposição.

Mário Tendinha nasceu na cidade do Namibe e começou a desenhar com 18 anos de idade, influenciado pelas correntes modernas da época e movimentos sociais. A banda desenhada, uma das suas paixões desde infância, deixou marcas no seu trabalho inicial. Em 1975 deixou de pintar e só retomou a pintura em 2003.

José da Silva Pinto visitou um projeto, que tinha sido apoiado pela Princesa Diana, de fabrico de próteses em Bomba Alta no Huambo e fotografou algumas próteses que ali encontrou degradadas e abandonadas. Alguns desses trabalhos fotográficos integram esta exposição.

Nascido no Lobito em 1959, em 1975 foi para Zurique onde estudou Biotecnologia. Em 1980 iniciou-se na fotografia, influenciado por Eduardo Gageiro. Viveu no Camboja, no Vietname, e em Espanha. Desde 2000 que reside em Angola.