Exposição “Olhares sobre a Livraria do Convento da Arrábida”

Publicado em terça-feira, 31 julho 2018 18:47

Teve lugar no dia 26 de julho de 2018, pelas 18h30, no Museu do Oriente, a inauguração da exposição “Olhares sobre a Livraria do Convento da Arrábida”. O Camões, I.P. este presente na inauguração, sendo representado pela Chefe de Gabinete do Conselho Diretivo, Inês Castelo Branco.

No ano em que a Fundação Oriente comemora o seu 30.º aniversário e o 10.º aniversário do Museu do Oriente, esta exposição apresenta um olhar sobre obras selecionadas pertencentes ao valioso património bibliográfico de que a Fundação Oriente é detentora. Desse espólio, até à data nunca mostrado ao público, a exposição apresenta 36 livros, a par de duas esculturas religiosas e alfaias litúrgicas, provenientes do Convento da Arrábida.

Atravessando vários séculos - de 1507 até 1860 - podem ver-se textos de referência de uma biblioteca conventual como o Tratado de oração e devoção de S. Pedro de Alcântara, de 1739, uma das obras mais comentadas da filosofia franciscana, e obras inéditas em Portugal como a recolha de Anders Retzius sobre botânica, de 1789, ou a História da China de Martino Martini, de 1658. De destacar ainda raridades como a cópia inteiramente manuscrita do Tratado de quiromancia, de Inácio Vieira (séc. XVIII), com um desdobrável com ilustrações dos signos do zodíaco.

A exposição é complementada por uma visita comentada e conferência de encerramento, e estará patente até dia 28 de outubro de 2018.

Mais informações: http://www.museudooriente.pt