Moçambique: Exposição “Oscilações” com obras de Eduardo Souto de Moura, em Maputo

Publicado em sexta-feira, 09 setembro 2016 18:11

Será inaugurada no dia 15 de setembro de 2016, às 18h00, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo a exposição Oscilações, com apresentação de mais de trinta projetos do arquiteto português Eduardo Souto de Moura (n. 1952, Porto).

Com curadoria do arquiteto Jorge Figueira, esta exposição marca o encontro entre um território e uma cidade que tem uma importância quase mítica para a arquitetura portuguesa e um dos arquitetos mais revelantes da arquitetura contemporânea que é Eduardo Souto de Moura. O curador, crítico e arquiteto Jorge Figueira considera ser um privilégio apresentar Eduardo Souto de Moura a Moçambique, no Camões - Centro Cultural Português, e de com ele terem a oportunidade de tomar contacto com a realidade de Maputo e de aprenderem com as transformações e desafios que estão a ocorrer.

Será um momento único para os moçambicanos tomarem contacto com a obra e personalidade do arquiteto premiado com o Pritzker, o mais importante prémio de arquitetura, e simultaneamente uma ocasião para se estreitarem laços com a comunidade de arquitetos, estudiosos, estudantes, e interessados em temas da cultura em geral.

A exposição Oscilações apresenta de forma retrospetiva uma leitura não canónica da obra de Eduardo Souto de Moura mediante um conjunto de projetos e obras agrupadas em sete temas: Casas, Torres, Infraestruturas, Concursos, Instalações, Espaços Culturais e Reabilitações. Segundo o curador da exposição, “os projetos expostos em Oscilações permitem perceber a heterogeneidade programática e de escalas da obra de Souto de Moura, mas também a diversidade de abordagens que foi desenvolvendo ao longo de décadas de trabalho, numa leitura sintética e panorâmica. A diferente proposta gráfica de cada painel visa acentuar essas qualidades e celebrá-las”.

Poderá ser vista nesta exposição a maqueta do Estádio de Braga, a maior obra do arquiteto, bem como mais de trinta projetos, entre eles por exemplo, duas casas em Ponte de Lima. O arquiteto Eduardo Souto de Moura e o Arq. Jorge Figueira, curador, estarão presentes na inauguração da exposição e participarão numa conversa que se realizará no Centro Cultural Português em Maputo, dia 16 de setembro, às 11h00.

Comunicado de Imprensa

Biografia de Eduardo Souto de Moura