Espanha: Exposição sobre “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto, na BNE

Publicado em segunda-feira, 30 junho 2014 18:37

A obra “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto, é o tema de uma exposição intitulada “Trece veces cautivo y diecisiete vendido”, organizada com o apoio da Embaixada de Portugal em Madrid e do Camões, IP, e que poderá ser vista na Biblioteca Nacional de Espanha (BNE) de 1 de julho a 14 de setembro de 2014.

A mostra, dirigida ao público de todas as idades, realiza-se por ocasião dos 400 anos decorridos desde a primeira edição desta impressionante narrativa de viagens, que continua a surpreender pelos episódios que relata, pelos múltiplos estilos literários que conjuga e por simultaneamente descrever o que há de mais profundo na natureza humana.

“Peregrinação” é o mais traduzido e famoso livro de viagens da literatura portuguesa. Foi publicado em 1614, 30 anos depois da morte do autor. Terá sido escrito entre 1570 e 1578 em Almada. Nela, Fernão Mendes Pinto alia aspetos autobiográficos a uma ficção verosímil, reportando o impacto dos costumes orientais sobre os europeus da época, designadamente os portugueses.

A exposição na BNE enquadra-se no programa “Personagens com Energia”, fruto de uma colaboração com a Fundação Repsol, e que consiste na divulgação da vida e obra de autores, artistas, escritores e cientistas que contribuíram para o avanço do conhecimento na sua esfera de atividade, promovendo valores humanos como a responsabilidade, integridade e inovação.

As atividades didácticas criadas a propósito desta mostra irão percorrer as escolas da rede Ensino Português no Estrangeiro (EPE) em Espanha.

Mais informação: http://www.bne.es/es/Actividades/E2_educacion_energia/BibliotecaEnergia/13veces?pagina=0