Exposição Porto Poetic leva arquitetura portuguesa a Milão

Publicado em quinta-feira, 01 agosto 2013 10:56

Obras de arquitetos como Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura ou Fernando Távora serão exibidas no Museu de Arquitetura e Design Triennale di Milano, em Itália, entre 13 de setembro e 27 de outubro de 2013, no âmbito da exposição Porto Poetic, apoiada pelo Camões, IP.

A exposição tem como principal objetivo “apoiar a internacionalização e a divulgação de obras de arquitetura de arquitetos portugueses da região norte do país, que incluem no seu método projetual o desenho de objetos e mobiliário que complementam a obra”, de acordo com a organização.

Assim, serão apresentadas obras de Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, Fernando Távora, Adalberto Dias, Camilo Rebelo e Tiago Pimentel, Carlos Castanheira, Francisco Vieira de Campos, Isabel Furtado e João Pedro Serôdio, João Mendes Ribeiro, José Carvalho Araújo e Nuno Brandão Costa.

A inauguração da mostra será assinalada com uma conferência/debate, no dia 12 de setembro, às 17h00, no Museu Triennale di Milano, com a participação de Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, Vittorio Gregotti, Pierluigi Nicolin, Francesco dal Co e Giovanna Borasi (moderadora). 

Promovida pela Ordem dos Arquitetos da Secção Regional Norte (OASRN), a exposição realiza-se em colaboração com a Fondazione La Triennale di Milano, e em parceria com a Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP). Os arquitetos Manuel Maria Reis e Paula Santos são responsáveis pelo comissariado, ficando a curadoria a cargo do também arquiteto Roberto Cremascoli.

Esta iniciativa surge no seguimento da exposição “O Design por Arquitetos”, apresentada em 2012 no contexto da Feira Internacional do Porto – Exponor, e prevê-se que o projeto possa ser itinerante a Portugal e a outros países, de acordo com a OASRN.

A Porto Poetic conta com o apoio institucional da Embaixada de Portugal em Roma, do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, e da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), contando ainda com o patrocínio da AXA, e com o apoio de diversas entidades e empresas.