França: Exposição sobre Lisboa de Edith Bricogne

Publicado em segunda-feira, 07 maio 2012 08:22

Entre os dias 7 e 21 de maio, está patente, na Residência André de Gouveia da Cité Internationale Universitaire de Paris, a exposição Lisbonne – un parcours géographique da fotógrafa Edith Bricogne.

A exposição é organizada em colaboração com a Cátedra Lindley Cintra do Instituto Camões da Universidade de Paris Ouest Nanterre La Défense e resulta de uma obra publicada em 2012 pelas Edições Chandeigne, que se baseia em textos de Fernando Pessoa acerca de Lisboa, traduzidos por Patrick Quillier. Exposição de 9h às 19h (durante a semana) e das 14h00 às 20h00 (ao fim de semana).

Posta nas suas sete colinas, Lisboa é uma cidade que se conquista antes de mais com o corpo: é preciso andar, subir para voltar a descer. O visitante é conquistado por um novo relacionamento com o espaço nestas subidas e descidas por vezes vertiginosas. A cidade parece arpejada de caminhos que mergulham no Tejo. É dele que surge a luz tão branca que Lisboa confere no seu espantoso brilho.

Édith Bricogne, artista e fotógrafa, grande conhecedora e investigadora de Lisboa, transmite-nos um retrato da cidade branca, constituído por uma sequência de dípticos que convidam a um passeio.