Exposição “Visones – Paco Bou”

Publicado em segunda-feira, 28 outubro 2019 15:00

No âmbito das celebrações do Dia da Cultura Nacional de Cuba, teve lugar no dia 25 de outubro de 2019, às 18h30, na Sala de Exposições do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a inauguração da exposição “Visiones – Paco Bou”, que contou com a presença do presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos; da embaixadora de Cuba em Portugal, Mercedes Martínez Valdés; do curador Eduardo Raonel, e de Paco Bou.

Paco Bou dedica-se à fotografia de imprensa e fotografia artística, sendo Membro da Adavis pela proteção da fotografia e das artes visuais. Paco trabalhou para a empresa britânica “Skuba promotions Ltd” e colaboradou com inúmeras revistas como: “Marie Claire Espanha”, “Mais Mais” do Brasil e com a revista “Oclae” desde 1984. Trabalha, desde 1991, como fotojornalista de cinema da revista cubana de cinema do Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC).

No seu vasto trabalho há relatos das filmagens e coproduções de muitas personalidades do cinema e da cultura, como Pedro Almodóvar, Maribel Verdú, Steven Spielberg, Benicio del Toro, Kevin Costner, entre outros; tendo participado em mais de vinte exposições internacionais em diferentes países de vários continentes. 

A sua experiência em vários festivais de ballet e jazz deu-lhe importantes prémios e menções, entre os quais se destacam o primeiro prémio da revista “Cuba International”, bem como prémios de festivais de “Photo Jazz” em edições diferentes.

Paco Bou desempenha o papel de um dos principais fotógrafos da Prima Ballerina Assoluta Alicia Alonso, bem como do Ballet Nacional de Cuba, nas suas galas ou funções nacionais e internacionais. Trabalhou como fotógrafo pessoal e autorizado desta bailarina e sua Companhia.

Esta exposição, organizada pela Embaixada de Cuba em Lisboa com a curadoria de Eduardo Raonel, integra-se no âmbito da comemoração dos 100 anos de relações diplomáticas entre Portugal e Cuba.

A exposição “Visones – Paco Bou” está patente até ao dia 22 de novembro de 2019, na Sala de Exposições do Camões, I.P. (Av. da Liberdade, 270 e poderá ser visitada nos dias úteis entre as 9h30 e as 13h30 e as 14h30 e as 18h30.

31143 1

31143 3

31143 4