Uruguai: Fados Propios - Homenaje a la Lengua Portuguesa

Publicado em terça-feira, 17 abril 2012 10:30

Realiza-se no dia 19 de abril, a partir das 21h30, em Montevideu no restaurante de cozinha portuguesa Madredeus, o recital de música de Mariana Lucía intitulado “Fados Propios - Homenaje a la Lengua Portuguesa”.

O repertório do evento, apoiado pela Embaixada de Portugal e pelo Leitorado IC, é constituído por versões da autoria da cantora brasileiro-uruguaia de poemas de escritores e artistas lusófonos como Fernando Pessoa, Cesária Évora, Caetano Veloso, Amália Rodrigues, Carmen Miranda e José Afonso.

A iniciativa surgiu do contacto da artista com a cultura lusófona durante a sua recente estadia em Portugal ao abrigo dos programas de bolsas do Instituto Camões.

Não é a primeira vez que Mariana Lucía participa em eventos sobre a língua portuguesa. Já em 2011, a artista havia participado no recital “Grito Negro” de “Caramelos y Pimientos”, grupo de poesia musicada, durante o qual interpretou alguns poemas de autores africanos de expressão portuguesa.

Já com um CD editado no Uruguai e a trabalhar no seu próximo disco, o trabalho de Mariana Lucía carateriza-se por uma fusão de estilos musicais uruguaios com sonoridades brasileiras, portuguesas e africanas. A artista canta em português e em espanhol.