Moçambique: José Craveirinha e Jorge Amado homenageados na Feira do Livro de Maputo

Publicado em sábado, 21 abril 2012 17:39

Está a decorrer, em Maputo, a 3.ª edição da Feira do Livro, que pretende comemorar o Dia Mundial do Livro, através de ações que fomentem o gosto pela leitura, desde o lançamento de livros de debates sobre livros de autores moçambicanos e estrangeiros, saraus de poesia e homenagens a figuras impares da literatura em língua portuguesa, como o romancista brasileiro Jorge Amado e o poeta moçambicano José Craveirinha.

A acompanhar este evento na área do livro e da leitura, está patente uma exposição sobre os 125 anos da cidade de Maputo.

O escritor moçambicano Calane da Silva, do grupo Culturando, um dos organizadores do certame, citando uma notícia do Rádio Moçambique/Agência Noticiosa de Moçambique, “disse que a edição contará com a presença de alguns escritores internacionais, tais como Nii Parkes, do Reino Unido, Chris Mcvor, escritor britânico originário da Escócia, e Lúcia Rosa, do Brasil. (…) “O nosso objetivo é transformarmos a Feira do Livro de Maputo naquilo que será, futuramente, a grande Feira Internacional do Livro de Maputo.

A organização da feira do livro esteve a cargo dos responsáveis dos centros culturais representados em Maputo, entre eles o Instituto Camões - Centro Cultural Português, e ainda representações culturais das embaixadas da Bélgica, Espanha, Itália e Suiça e Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa.

A Feira do Livro de Maputo tem também o patrocínio do Conselho Municipal de Maputo e do Instituto Nacional do Livro e do Disco (INLD).

Programa