Áustria: Fernando Pessoa evocado em Viena

Publicado em quinta-feira, 27 setembro 2012 08:22

Fernando Pessoa e o Livro do Desassossego, de que passam os 30 anos da primeira edição, vão estar em destaque em Viena a 28 de setembro e a 1 de outubro em dois eventos que contam com o apoio do Camões, I.P.

Alcides Murtinheira, responsável pelo Centro de Língua Portuguesa/Camões, IP (CLP) em Viena, apresentará uma sessão dedicada à vida e obra de Fernando Pessoa, na Associação Austro-Portuguesa (Piaristengasse 34).

Da apresentação constará também a exposição Fernando Pessoa – Marcos biográficos e literários, preparada pelo CLP de Viena, além de exemplos da adaptação da obra do escritor a diferentes formas artísticas, como a música, o cinema e a pintura.

A 1 de outubro, a obra do escritor português será evocada no âmbito de um ciclo de leituras dedicado a literatura de cafés. A iniciativa conta com a participação do núcleo da EUNIC (rede de institutos nacionais de cultura da União Europeia) de Viena, de que a Embaixada de Portugal faz parte, e da Câmara Económica.

Portugal far-se-á representar no Café Sperl, com uma leitura de alguns excertos do Livro do Desassossego de Fernando Pessoa.