Festival de Café de Timor-Leste 2019

Publicado em segunda-feira, 21 outubro 2019 13:58

Entre 14 e 19 de outubro de 2019 decorreu o Festival do Café de Timor-Leste 2019, no qual participou, a convite da organização a cargo da Associação de Café de Timor-Leste, e com o apoio financeiro da Cooperação Portuguesa, através do Projeto Quinta Portugal, a Investigadora e coordenadora do Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro (CIFC), unidade de investigação do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA-UL), Prof. Doutora Maria do Céu Silva.

Este convite teve por objetivo esclarecer a comunidade académica, técnicos do Ministério da Agricultura de Timor-Leste e público em geral sobre a importância do Cafeeiro Híbrido de Timor para a cafeicultura mundial. Este híbrido natural entre os cafeeiros arábica e robusta foi descoberto em Timor em 1927 e enviado para o CIFC em Portugal nos anos 50 onde se verificou que algumas plantas do cafeeiro híbrido de Timor apresentavam resistência a todas as raças conhecidas de ferrugem até então. Por este motivo, foi enviado para diferentes países da África, Ásia e América Latina, tendo sido usado como dador da resistência para as variedades comerciais. Atualmente, mais de 90% das variedades cultivadas a nível mundial foram obtidas a partir de estudos realizados no CIFC.

Durante os seis dias do festival, a investigadora do CIFC/ISA-UL realizou diversas palestras, reuniões com autoridades timorenses competentes, visitas de campo à Quinta Portugal e ao Instituto do Café de Timor-Leste, além de ter acompanhado as sessões de abertura e encerramento que contaram com a presença do Embaixador de Portugal.

Na visita ao projeto bilateral Quinta Portugal, implementado pela Cooperação Portuguesa em Aileu, fez observação dos cafezais aí instalados e demais atividades em desenvolvimento. A sua colaboração terminou com a participação na cerimónia de encerramento, na qual foram premiados os 10 melhores produtores de café de Timor-Leste. A cerimónia contou com a participação do Embaixador de Portugal em Díli, que, simbolicamente, entregou, juntamente com o Embaixador da Nova Zelândia em Timor-Leste, o prémio aos vencedores.

O Projeto Quinta Portugal, financiado pelo Camões, I.P., tem como objetivo geral, contribuir para a melhoria da segurança alimentar nacional, através do aumento dos rendimentos das comunidades rurais, por meio da diversificação das suas produções agroflorestais e do fortalecimento das cadeias de mercado, estimulando a prática de técnicas de conservação e gestão sustentável dos recursos naturais.

31119

31119 3