Namíbia: “O Cônsul de Bordéus” representa Portugal no Festival de Cinema EUNIC

Publicado em terça-feira, 02 setembro 2014 16:32

Portugal é um dos 14 países europeus representados no programa do Festival de Cinema Europeu EUNIC, evento apoiado pelo Camões, IP que decorre de 10 a 17 de setembro de 2014 na capital da Namíbia, Windhoek, nesta 3ª edição subordinado ao tema “Celebrando os Heróis”.

Em representação da Embaixada de Portugal e do Camões, IP será exibido o filme “O Cônsul de Bordéus” (2012), uma obra realizada por Francisco Manso e João Correia, inspirada na vida e obra de Aristides de Sousa Mendes.

Esta longa-metragem evoca a coragem do diplomata português residente em França que, à revelia do regime então em vigor, salvou milhares de vidas ao atribuir cerca de trinta mil vistos a refugiados perseguidos pelo regime nazi em 1940. O seu visionamento está agendado para 14 de setembro no auditório do Centro de Língua Diogo Cão.

A cerimónia de abertura deste Festival, promovido pelo Cluster EUNIC (European Union National Institutes for Culture) na Namíbia, realiza-se dia 10, às 18:00, no Centro Diogo Cão, com a exibição do filme finlandês "21 Maneiras de Arruinar um Casamento".

As 15 obras que integram a programação do certame poderão ser visionadas no auditório do Centro Cultural Franco-Namibian, no auditório do Goethe Zentrum, no auditório do Centro Diogo Cão e no Katutura Community Art Centre. A entrada é livre.

O evento será divulgado através dos media locais, nomeadamente no canal de televisão NBC, com a participação da Coordenadora Adjunta do Ensino do Português na Namíbia (Rede EPE/ Camões IP), Carla Pereira, no programa "Good Morning Namibia".

O Cluster EUNIC-Namíbia é composto pela Alliance Française, o British Council, membros associados, Camões, IP/Centro Diogo Cão, o Franco-Namibian Cultural Centre, o Goethe Zentrum, Embaixadas de Espanha e da Finlândia e ainda a União Europeia.