Argentina: Festival do Fado estreia-se em Buenos Aires

Publicado em quarta-feira, 21 maio 2014 18:31

O Festival do Fado realiza-se de 30 de maio a 1 de junho de 2014 na Usina del Arte, em Buenos Aires, numa iniciativa apoiada pelo Camões, IP cujo programa inclui concertos de Ana Moura, Ângelo Freire, Carolina e Miguel Capucho e ainda conferências, filmes, uma masterclass e uma exposição.

Este é um evento cultural de homenagem à tradicional e célebre expressão musical portuguesa, consagrada em 2011 pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade, devido às suas características singulares, genuinamente preservadas até à atualidade.

Foi também em 2011 que decorreu a primeira edição do Festival do Fado, em Madrid, tornando-se, pelo êxito obtido, um evento de caráter anual na capital espanhola. Dois anos mais tarde a iniciativa foi lançada na América do Sul, começando pelo Brasil.

Em 2014, o certame estreia-se na cosmopolita Buenos Aires, cidade que partilha com Lisboa os bairros de ruas estreitas, configurando ambientes que remetem para as origens do Fado.

A par dos concertos, o programa do Festival contempla duas conferências, uma sobre “A História do Fado”, por Rui Vieira Nery (31 de maio) e outra intitulada “Amália Portuguesa e Universal”, a cargo de David Ferreira (1 de junho).

Nos mesmos dias vão ser projetados os filmes “O Fado da Bia”, de Diogo Varela Silva, “Fados”, de Carlos Saura e “The Art of Amália”, de Bruno de Almeida. A 30 de maio, Ângelo Freire dirige uma Masterclass e é inaugurada a exposição “A História do Fado”, na Usina del Arte – Laberinto.

Mais informação: http://festivalfadobuenosaires.com/