Itália: José Pinho, da “Ler Devagar” em antecipação de Festival italiano de leitura

Publicado em quarta-feira, 06 abril 2016 19:19

O livreiro José Pinho, da Ler Devagar, apresentará em Milão, Turim e Roma as suas livrarias de Lisboa e Óbidos - esta última considerada pela Unesco como Cidade do Livro – numa série de encontros que lançam e antecipam, a 11, 12 e 13 de abril de 2016, a V edição do festival de leitura Letti di Notte, que decorrerá em junho próximo em Itália.

Sob o tema “cidades”, as três urbes italianas serão palco de diferentes iniciativas para a promoção da nova edição deste festival surgido em 2012, que promove a 18 de junho mais uma «noite branca» da leitura e do leitor por toda a Itália.

Na primeira noite de verão, «mais de 200 livrarias, bibliotecas, museus, teatros e praças em toda a Itália festejam a leitura» com «leituras dramatizadas, jogos, concursos e passeios de bicicleta literários, espetáculos sob as estrelas para adultos e crianças».

Segundo os promotores do festival, a partir do pôr-do-sol, as livrarias tornam-se também cidades do mundo, escolhendo cada uma delas que urbe quer ser: Lisboa, Istambul, Buenos Aires, Tóquio, Dacar, Praga, Marselha, mas também Trieste, Turim, Florença e Palermo.

Os organizadores do festival descrevem José Pinho como «um dos livreiros mais criativos de Portugal» e esperam que ele dê conta da «magia» das suas livrarias nos encontros que vai ter com o público italiano.