Festival Pauliceia Literária reúne 32 escritores em S. Paulo

Publicado em quinta-feira, 05 setembro 2013 17:36

O 1º Festival Internacional Pauliceia Literária realiza-se na cidade brasileira de S. Paulo de 19 a 22 de setembro de 2013, uma iniciativa apoiada pelo Camões IP que reunirá 32 autores de Portugal, Brasil e outros países em torno de um programa constituído por debates, oficinas literárias, grupos de leitura e um concurso literário.

Pedro Rosa Mendes, Inês Pedrosa, Valter Hugo Mãe e Jerónimo Pizarro são os escritores portugueses participantes no certame, pensado para se afirmar como um padrão de excelência na agenda daquela que é considerada uma das capitais culturais do Brasil, da América Latina e da lusofonia.

Na sua edição inaugural, será prestada homenagem à escritora, dramaturga e argumentista brasileira Patrícia Melo, autora de nove livros, traduzidos em 12 idiomas, quatro peças de teatro e dois roteiros para cinema.

Patrícia Melo marcará presença na sessão de abertura do evento, que terá como tema uma análise de sua obra e um debate sobre o processo de escrita. Ao longo dos quatro dias do Festival realizar-se-ão um total de 16 debates sobre assuntos ligados à literatura, direito, ficção policial, cinema e poesia, entre outros.

Um dos destaques do evento, a sessão “Pessoa Existe?” contará com o contributo do escritor e investigador Jerónimo Pizarro, titular da Cátedra de Estudos Portugueses do Camões, IP na Colômbia, que junto com José Paulo Cavalcanti irá analisar as múltiplas faces, as vozes e estilos daquele que é considerado um dos nomes maiores da poesia portuguesa, Fernando Pessoa.

Outro pretexto para um vivo debate será lançado pela mesa “Ficção e Reportagem, aqui e acolá”, na qual participam o escritor e jornalista Pedro Rosa Mendes, que se especializou em reportagens de guerra, a também escritora e jornalista Inês Pedrosa e ainda o brasileiro Michel Laub, que fez carreira no jornalismo cultural como repórter e editor.

A Pauliceia Literária 2013 realiza-se com o apoio da Embaixada de Portugal / Camões – Instituto da Cooperação e da Língua IP no Brasil, sendo uma iniciativa da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), em cujo auditório e salas decorrerá a maioria das ações. Alguns eventos paralelos serão dinamizados noutros espaços da cidade de S. Paulo, nomeadamente no Museu da Língua Portuguesa e nas lojas da Livraria Cultura.

Página oficial do evento: www.pauliceialiteraria.com.br