Reino Unido: Festival Utopia apresenta filmes de Portugal, Angola, Brasil e Guiné-Bissau

Publicado em sexta-feira, 29 novembro 2013 14:09

A 4ª edição do festival de cinema português Utopia, subordinada ao tema “Cinema, Memória e Paisagem”, irá apresentar filmes portugueses, angolanos, brasileiros e guineenses ao público londrino, de 27 de novembro a 8 de dezembro de 2013, com o apoio do Camões, IP.

A programação do festival combina a projeção de obras contemporâneas de realizadores como Zézé Gamboa e João Pedro Rodrigues, ambos presenças habituais no Festival, com a exibição de trabalhos de novos realizadores, como a portuguesa Salomé Lamas e o brasileiro Marcelo Lordello.

Alguns realizadores, como João Nicolau, João Viana, Marcelo Lordello e Zézé Gamboa, irão participar em conversas com o público depois das projeções, que terão lugar em diversas salas de cinema em Londres: Ciné Lumière, Barbican Cinema, ICA e Genesis Cinema.

Os filmes selecionados pretendem traçar “uma narrativa transcultural de ligações inesperadas, sendo uma oportunidade rara para descobrir mais sobre a singularidade artística e cultural de produções de países como Angola, Portugal, Guiné-Bissau e Brasil”, de acordo com a Filmville, entidade responsável pela organização.

O Festival Utopia é apoiado pelo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a Embaixada de Portugal em Londres e a TAP.

Mais informações: http://www.utopiafestival.org.uk/