Brasil: Portugal volta a participar no “FLIPOÇOS” no Estado de Minas Gerais

Publicado em quarta-feira, 22 abril 2015 14:23

O escritor português José Luís Peixoto e o cineasta José Miguel Ribeiro irão participar no FLIPOÇOS, o Festival Literário de Poços de Caldas, no interior do Estado brasileiro de Minas Gerais, que tem início no próximo dia 25 de abril de 2015. A participação dos portugueses é fruto de uma parceria entre a organização do festival, a Embaixada de Portugal em Brasília e o Camões, I.P. e visa fomentar o intercâmbio cultural.

José Luís Peixoto e José Miguel Ribeiro vão participar em várias atividades como uma conversa com o público e em encontros e oficinas, de 25 de abril a 3 de maio. Este será o quarto ano em que um autor português participa no festival e segundo a organização, o objetivo é trazer ao encontro do público as origens portuguesas dos brasileiros.

José Luís Peixoto, escritor e poeta, está traduzido em mais de 20 idiomas. Em 2001 venceu o prémio José Saramago, pelo romance Nenhum Olhar e, em 2010, ganhou o prémio italiano Libro d’Europa com o romance Livro

José Miguel Ribeiro dedica-se aos estudos audiovisuais, nomeadamente a animação. Fez o filme A Suspeita, em 1999, e estreou Papel de natal, em dezembro passado.

Os organizadores do FLIPOÇOS têm a intenção de organizar o festival em Portugal, numa fase posterior.