Namíbia: Filme “Florbela” representa Portugal em Festival EUNIC na Namíbia

Publicado em sexta-feira, 26 julho 2013 14:57

A 2ª Edição do Festival de Cinema EuropeuEUNIC, subordinado ao tema “From Europe with love”, decorre em Windhoek de 3 a 9 de agosto de 2013, incluindo na sua programação 13 filmes oriundos de 13 países europeus, todos inspirados na temática do amor, como “Florbela”, do cineasta português Vicente Alves do Ó.

Durante uma semana as películas serão exibidas em três espaços da capital da Namíbia: auditório do Centro Cultural Franco Namibian, auditório do Goethe Zentrum e auditório do Centro de Língua Portuguesa Diogo Cão. Neste último espaço será projetada, a 5 de agosto, pelas 18h00, a longa-metragem “Florbela”, inspirada na vida da consagrada poetisa Florbela Espanca (1894-1930).

O Festival EUNIC tem por objectivo dar visibilidade às Embaixadas dos países Europeus não residentes em Windhoek, proporcionando-lhes a oportunidade de representar o seu país e mostrar a sua cultura à comunidade namibiana.

Por ocasião do certame, as Embaixadas da Alemanha e a Embaixada de Portugal, com o apoio do Camões I.P. e em colaboração com Muafangejo Centre organizam, de 30 de julho a 7 de agosto, três cursos de formação em maquilhagem profissional, com o apoio do estúdio JMAC, no qual participarão 35 candidatos distribuídos por 3 áreas de formação artística: Fashion Make-up, Character Make-up e Special Effects Make-up.

Da organização deste evento fazem parte membros do Cluster EUNIC – Namíbia, FNCC- Franco Namibian Cultural Centre, Goethe Zentrum, Camões, IP / Centro Diogo Cão, British Council, membros associados, Embaixada de Espanha e Embaixada da Finlândia e ainda Embaixadas de países não residentes na Namíbia: Croácia, República Checa, Dinamarca, Itália, Polónia e Suécia.

A EUNIC é uma rede constituída pelos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia.