Uruguai: Filme português conquista prémio de Melhor película Ibero americana em Montevideu

Publicado em segunda-feira, 09 abril 2012 13:29

O filme “A Morte de Carlos Gardel” da cineasta Solveig Nordlund (Portugal) conquistou o prémio “Melhor película Ibero americana” “ no âmbito do  30º  Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai, que decorreu de 29 de março a 8 de abril, em Montevideu.

A presença portuguesa, que contou com o apoio do Instituto Camões, foi assegurada pela projeção dos filmes “A Morte de Carlos Gardel”, de Solveig Nordlund, a concurso no âmbito “Largometrajes Iberoamericanos”, “Ilha da Cova da Moura”, de Rui Simões, “Luz Obstinada”, de Luís Alves de Matos, e “Alfama” de João Viana.À semelhança dos anos anteriores, e com o apoio do e do Instituto do Cinema e do Audiovisual.

O Festival, que acolhe, anualmente, mais de 10 mil espetadores, é organizado pela Cinemateca Uruguaia, que comemora 60 anos de existência. Para além dos habituais espaços de projeção, unem-se a esta edição várias salas do circuito comercial, constituindo, por isso, um festival itinerante pelos bairros da cidade, onde serão exibidas mais de 240 filmes.

A programação completa do Festival encontra-se disponível em www.cinemateca.org.uy