Coreia do Sul: Filmes e realizadores no Festival Internacional de Cinema de Jeonju

Publicado em terça-feira, 24 abril 2012 08:41

A 13ª edição do Festival Internacional de Cinema de Jeonju, que decorre de 26 de abril a 4 de maio naquela cidade sul-coreana, exibirá quatro longas-metragens e duas curtas-metragens portuguesas e contará com a presença de cinco realizadores ligados aos filmes portugueses em exibição.

O filme de Gonçalo Tocha “É na Terra não é na Lua” integra a competição internacional do Festival. As longas “A Vingança de uma mulher”, de Rita Azevedo Gomes, “Tabu”, de Miguel Gomes, e “Palácios de Pena”, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, serão exibidas na secção Cinemascape. Nessa mesma secção serão exibidas, em sessão conjunta, as curtas “China, China” e “Alvorada vermelha”, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata.

Os cineastas João Pedro Rodrigues, que integra o júri da competição internacional do Festival, João Rui Guerra da Mata, Gonçalo Tocha, Rita Azevedo Gomes e o norte-americano Daniel Schmidt estarão em Jeonju, onde participarão em sessões de diálogo com a audiência no final das exibições das suas obras.

Para a 14ª edição, em 2013, aquele Festival prepara já uma retrospetiva integral da obra de João César Monteiro, assinalando os dez anos sobre a morte do realizador português.

O Festival Internacional de Cinema de Jeonju é o segundo maior festival de cinema da Coreia do Sul e o maior festival do continente asiático dedicado exclusivamente ao cinema independente.