Brasil: Quatro filmes portugueses no Festival do Rio 2014

Publicado em terça-feira, 23 setembro 2014 19:50

O Rio de Janeiro vai ser a capital mundial do cinema, de 24 de setembro a 8 de outubro de 2014, acolhendo o Festival do Rio, cuja programação integra quatro filmes portugueses: “Os Maias – Cenas da Vida Romântica”, de João Botelho, “Yvone Kane”, de Margarida Cardoso, “Cavalo Dinheiro”, de Pedro Costa e “E agora? Lembra-me”, de Joaquim Pinto.

Nesta edição do certame serão projetadas centenas de títulos de mais de 60 países.

Inspirado no clássico de Eça de Queirós, “Os Maias – Cenas da Vida Romântica”, de João Botelho, tornou-se um dos filmes mais vistos do ano em Portugal, com cerca de 14 mil espetadores desde sua estreia, em apenas quatro dias de exibição.  A co-produção Brasil-Portugal, entre as produtoras Raccord e Ar de Filmes,conta com os atores brasileiros Maria Flor, André Gonçalves e narração de Paulo Betti (como Eça de Queirós) no elenco.

“Yvone Kane”, a mais recente longa-metragem da Margarida Cardoso, é a segunda co-produção Brasil-Portugal, entre Filmes do Tejo II e MPC & Associados, protagonizado pela atriz brasileira Irene Ravache.

Com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, ambos os filmes serão exibidos numa sessão especial no Festival do Rio para convidados e público, com a presença dos diretores João Botelho e Margarida Cardoso e das atrizes brasileiras Maria Flor e Irene Ravache.

O público do Festival poderá ainda assistir à película “Cavalo Dinheiro”, do diretor Pedro Costa, que recebeu o prémio de melhor diretor no Festival de Locarno 2014, bem como ao premiado documentário autobiográfico “E agora? Lembra-me” de Joaquim Pinto.

Os Filmes

Programação completa: http://www.festivaldorio.com.br/br/programacao

Mais informações: http://www.festivaldorio.com.br/