Formação “Abordagem e Tratamento do doente crítico COVID-19” em Cabo Verde e Guiné-Bissau

Publicado em segunda-feira, 22 novembro 2021 11:03

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, representado pela Vice-Presidente, Cristina Moniz, e a Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, representada pela Vice-Presidente, Sofia Escórcio, celebraram a 12 de novembro de 2021, dois instrumentos que permitem dar continuidade à iniciativa conjunta “Abordagem e Tratamento do Doente Crítico COVID-19” em Cabo Verde e na Guiné-Bissau, designadamente a realização da 2.ª edição da componente presencial da formação.

 

No caso de Cabo Verde, a iniciativa enquadra-se no âmbito da implementação do Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia COVID-19, entre Portugal e os Países Africanos de Língua Portuguesa e Timor-Leste, e foi objeto da celebração de um Acordo de Parceria entre o Camões, I.P, a Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos e o Ministério da Saúde e da Segurança Social da República de Cabo Verde.

As ações de formação terão lugar na cidade da Praia, no Hospital Agostinho Neto, entre os dias 24 de novembro e 2 de dezembro de 2021, e na cidade do Mindelo, no Hospital Dr. Baptista de Sousa, entre os dias 17 e 24 de janeiro de 2022, e são destinadas a 30 profissionais de saúde.

De referir que a componente de formação a distância “Abordagem e tratamento do Doente Crítico COVID-19 decorreu em dezembro passado e foi frequentada, em simultâneo, por 32 profissionais de saúde de Angola e Cabo Verde. A 1.ª edição da componente presencial decorreu na cidade da Praia e na cidade do Mindelo, entre os dias 4 e 10 de junho de 2021, abrangendo um total de 40 profissionais de saúde cabo-verdianos: 12 médicos, 27 enfermeiros e 1 fisioterapeuta.

No que toca à Guiné-Bissau, a 1.ª edição foi constituída por uma componente a distância e presencial. Esta última decorreu em Bissau entre os dias 1 e 11 de maio de 2021, e contou com um total 35 formandos do Hospital de Cúmura, Hospital Nacional Simão Mendes e Hospital Militar. Prevê-se que as ações de formação desta 2.ª edição decorram entre 27 de novembro e 7 de dezembro de 2021, nos Hospitais de Cúmura e Simão Mendes e contemplem cerca de 28 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de manutenção de equipamentos médicos.

32766 1