Guiné-Bissau: Formação de Agentes de Saúde Comunitária no Bairro de Cuntum

Publicado em quinta-feira, 12 outubro 2017 17:01

No projeto para a "Aceleração da Redução da Mortalidade Materna, Neonatal e Infanto-juvenil no Setor Autónomo de Bissau", apoiado pela UNICEF e o Camões, I.P., uma das rotinas implementadas na Direção Regional de Saúde são as Reuniões Mensais de Agentes de Saúde Comunitária (ASC).

Todos os meses, cada um dos 27 grupos de ASC constituídos em Bissau reúne com os seus coordenadores: os Responsáveis de Área Sanitária e os Supervisores Operacionais da ONGD VIDA, que implementa o projeto. Estas reuniões têm uma componente formativa e servem para "reciclar" práticas de cuidados familiares essenciais no acompanhamento que cada ASC faz das 50 famílias a seu cargo.

Os ASC recebem formação em Práticas Familiares Essenciais: em setembro, foram as práticas de amamentação para crianças menores de 6 meses; alimentos complementares adequados a partir dos 6 meses; monitorização do crescimento em menores de 5 anos; tratamento da diarreia; vacinação até aos 11 meses. Fez-se ainda reciclagem em Vigilância Baseada em Eventos da Comunidade, que inclui os ASC no dispositivo nacional de alerta precoce para deteção de casos que podem denunciar surtos epidémicos.