Cabo Verde: Ação de Formação de Formadores na área da Biologia

Publicado em sexta-feira, 30 setembro 2016 15:16

Entre os dias 19 e 23 de setembro de 2016, a Escola Secundária Abílio Duarte, na Cidade da Praia, acolheu a formação de formadores em biologia, dirigida a professores das áreas das ciências vivas e exatas das Escolas Secundárias de Cabo Verde.

Ministrada por três investigadoras do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) de Portugal, participaram na formação 23 professores das ilhas de Santiago, Fogo, Brava, Boavista, Sal e S. Antão, e 2 docentes da Universidade de Cabo Verde.

A iniciativa enquadra-se no Projeto Lab in a Box, cofinanciado pelo Camões, I.P., pelo IGC de Portugal e pela Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO, em parceria com o Ministério da Educação de Cabo Verde.

O Lab in a Box pretende recriar laboratórios científicos simplificados, constituídos por diversos materiais acessíveis no quotidiano, que permitirão aos alunos - através da aprendizagem prática, didática e laboratorial - experienciar processos naturais da ciência.

Já se encontram em Cabo Verde as caixas laboratoriais que serão distribuídas pelas 50 escolas secundárias do país. Encontra-se em desenvolvimento uma página eletrónica interativa. Nesta Plataforma estará disponível a descrição/demonstração das 30 experiências passíveis de serem realizadas com esta caixa, perspetivando-se que constitua, igualmente, um espaço privilegiado de troca de experiências e ideias de práticas futuras com recurso a outros materiais de fácil acesso e de baixo custo.